

Ressocializando o sorriso
Mural de Práticas
Nacional | Rio de Janeiro
Junho / 2021 - Atual
Pessoa em privação de liberdade
Promoção da Saúde
Saúde Bucal
Sorriso; Dignidade;
Autoestima; Saúde
Autores:
Fernando Antônio; Marcela Borges; Aline Tinoco e Lara Cristina.
Instituições parceiras
CIAO – Departamento de Odontologia municipal, Itaperuna, Rio de Janeiro.
Do que trata a experiência?
Um projeto que visa tanto a saúde do corpo quanto o social, busca conceder dignidade com o fornecimento de atendimento odontológico e prótese dentária aos internos.
Que motivos levaram à realização da experiência?
A motivação da secretaria (SES) em fomentar novos projetos, junto a interação com a equipe de odontologia. Nos propiciou um ambiente de novas possibilidades e assim colocamos em prática o projeto.
Quais objetivos foram pensados?
Intensificar a qualidade de assistência prestada, aumentar o leque de opções no tratamento, proporcionar dignidade.
Qual o passo-a-passo da realização da experiência?
Reuniões externas com a coordenação de Odontologia do município, reuniões internas da equipe de saúde e com a direção da unidade prisional. O projeto foi pensado pela equipe de odontologia junto à coordenação do PNAISP. Foi tomando forma após ser identificado a viabilidade entre o município que doou a prótese e a equipe que montou o projeto. Avaliando o quadro de maior necessidade o projeto, vem contemplando o interno que se enquadra nos pré-requisitos técnicos para a colocação da prótese. Ou seja, pacientes com maior número de ausências dentárias, afetando características físicas e sociais. Fazendo, assim, que haja recuperação do sorriso e das funções dentinais. O projeto permanece em execução, sendo divulgado juntamente a SES.
Quais os materiais utilizados nas ações?
No princípio não houve uma divulgação específica para o projeto em si, começamos a realizar fotos do “antes e depois” de acordo que ia tomando forma.


Quais foram os resultados?
Houve um aumento da procura do serviço prestado, este se deu pela divulgação entre os internos que observaram o resultado estético e funcional do serviço em questão, uma vez que este é nosso público alvo. Quando, em ambiente de consultório, foi feita a conscientização por parte do profissional dentista aos internos para um maior cuidado da saúde bucal.
O serviço que anteriormente visava o preventivo e alguns serviços pontuais de reabilitação passou a ser incrementado, com a nova abordagem, a equipe se desdobrou para dar conta da nova demanda pois a procura necessitava do entendimento por parte dos internos e sua real aplicação.
Acredita que a experiência pode ser replicada em outros lugares?
Sim, percebemos que o projeto demandou interesse de todas as partes envolvidas.